sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Programação Neurolinguística, PNL.

A PNL (Programação Neurolingüística) começou a ser descoberta nos anos 70 na Califórnia-EUA, com Richard Bandler e John Grinder. Eles estudaram o comportamento de pessoas que demostravam grande desempenho e facilidade para superar obstáculos, negociar, solucionar conflitos, e que obtinham resultados excepcionais naquilo que faziam. Todo o estudo, resultou na criação de técnicas que tornaram possíveis a qualquer pessoa alcançar esses objetivos. Esse processo denomina-se "modelagem".

Para modelar, a PNL estuda como estruturamos nossa experiência subjetiva - forma de pensar sobre crenças e valores, como criamos nossos estados emocionais e como construímos nosso mundo interno a partir de nossa experiência e lhe damos significado.

Pessoas diferentes podem atribuir significados diversos ao universo ao redor, já que nenhum evento tem significado em si mesmo. Somos nós que atribuímos significado ao universo ao nosso redor.

Nossa experiência sensorial é estruturada através da visualização do mundo à nossa volta, de nossas referências auditivas e demais sentidos como o tato, o olfato e o paladar. Dessa forma nosso cérebro organiza blocos de interpretação da realidade.

Com a PNL aprendemos a utilizar a linguagem (lingüística) para fazer com que nossas experiências possam ser reinterpretadas neurologicamente (neuro) a fim de gerar os comportamentos e capacidades que nos sejam mais benéficos (programação).

A PNL é uma neurociência que nos oferece ferramentas para melhor administrar ou influenciar processos específicos dos quais criamos nossa experiência subjetiva, nosso mapa da realidade.

Essas ferramentas são utilizadas internacionalmente nas mais diversas áreas, nos esportes, nos negócios, treinamentos, vendas, educação, no direito e em todas as áreas da comunicação, como propaganda, rádio e televisão.

Segundo Joseph O'Connor (trainer internacional, Inglaterra): "A PNL é mais do que uma coletânea de técnicas. É também uma forma de pensar, uma mentalidade baseada em curiosidade, exploração e divertimento."

Tudo é possível quando se têm a crença certa, aquela que nos motiva para a ação correta orientada para nossas metas. Aos poucos percebemos que o sucesso deixará de ser uma matéria de revista, tema de novela ou pesquisa por renda per capita. Nossa meta se tornará uma sensação que o acompanhará a cada passo, em cada dia!


Beijos e um ótimo final de semana!!!!!

2 comentários:

Amor em dose dupla disse...

Oi migaaa!!! tô adorando isso aqui... vou ser leitora de carteirinha....

Ricardo Peixe disse...

Para mim a PNL, é a mais poderosa ferramenta de ajuda a encontrar a felicidade, ultrapassar medos, quebrar barreiras e focus nos objectivos!
Adoro!

Ricardo Peixe
http://ajudaincondicional.blogspot.com/

 

Eu, Eu Mesma, Andreia e Guidarelli... © 2009. Design By Kel designs